sexta-feira, 15 de junho de 2012

Sobre o sofrimento e a auto-piedade

Observo cada vez mias estarrecido a tendencia dos seres Humanos se fecharem para a beleza da vida, o lado bom de tudo que acontece quando o sofrimento se faz presente.
Não incomum, o sofrimento torna-se uma obsessão. Drenando muito mais energia da vida e da alma das pessoas do que, se encarado de modo saudável, o sofrimento drenaria.'
É amplamente conhecido que, qualquer que seja  a dor, ela dói em quem sente. Um observador só pode, ainda assim, quando muito, imaginar o que o alvo de sua observação sente (muitos sequer possuem este tipo de empatia).
Somado ao fato de que todos, sem exceção, sofrem, , o desenvolvimento dessa obsessão por seu próprio sofrimento é, ao meu ver, uma das mais altas expressões de egoismo. Egoismo ao ponto de, tampouco raro, passar-se a usar o sofrimento como objeto de disputa: "Ah! mas eu sofro muito mais do que você!"
Esse falso sentimento de auto-piedade esconde a incapacidade destas pessoas superarem o que quer que se faça necessário. 
Presas num ciclo interminável de angustia, auto-piedade, medo e conformismo, estas pessoas simplesmente não conseguem ver a beleza e a dadiva concedida a cada um de nós, em tudo que fazemos, somos, temos...
Insatisfeitas com o sofrimento que possuem e do qual não querem se livrar, as pessoas buscam e/ou criam mais e mais empecilhos, transformando e transfigurando, aos seus olhos ao menos, sua vida e sua historia em um martírio cujo único fim é a morte.
Poucas pessoas conseguem reconhecer que os sofrimentos que não podemos evitar, na nossa vida, são muito poucos quando comparados com os sofrimentos que escolhemos e/ou causamos a nós mesmos.
Em fim, poderia discorrer indefinidamente sobre a capacidade humana de sentir auto-piedade por sofrimentos auto-infligidos, mas como tenho tantas outras coisas mais importantes para fazer, vou me ater à estas palavras finais: Pare de chorar por estar sofrendo. Você pode não ser a pessoa mais afortunada do mundo, mas está longe de ter motivos suficientes para se auto-denominar a mais infeliz. Já passou da hora de parar de chorar e sentir pena de você mesmo e começar a crescer e amadurecer. 

Um comentário: