terça-feira, 19 de junho de 2012

Das escolhas e das consequências.

Um texto recente (fresquinho... acabei de escrever), para compensar as velharias que tenho postado aqui no Blog...

DAS ESCOLHAS E DAS CONSEQUÊNCIAS

Relendo meus textos antigos e conversando com amigos e conhecidos, não pude evitar a observação obvia de como cada pessoa faz uso das dificuldades que a vida apresenta. 
Temos, todos, momentos de alegria e felicidade contagiante e, em quantidade significantemente maior, temos momentos de tristeza, decepção, desgostos, depressão e tantos outros sentimentos negativos. 
Para os que estão entrando na vida agora ou que, por ventura, vieram de outro planeta e estão chegando na Terra agora: Bem vindos à convivência Humana!.
Tenho que ser cuidadoso para não entrar em discussões passadas. Não quero me repetir. 
Meu objetivo hoje é tentar analisar - por que entender, eu duvido que consiga - a tendencia das pessoas em utilizar situações e/ou momentos de sofrimento como desculpa (vulgo: muleta) para defeitos ou fraquezas injustificáveis.
Como já comentei em textos anteriores, todo mundo sofre, invariavelmente. Isso é um fato. O que varia é o uso que as pessoas fazem deste sofrimento.
Conheço quem use a dor para justificar um vicio: "eu bebo/fumo/me drogo para fugir da dor", mesmo que não assuma isso abertamente. 
Conheço quem use o sofrimento que muitas vezes (e constantemente) a vida nos impõe para "justificar" falhas de caráter: "sou cachorrão/bato em mulher/abandono meus parentes idosos/roubo/minto por que em algum momento, alguém que eu amava me fez sofrer e por isso sou assim" mesmo que não adita abertamente. 
Conheço também, agora em escala muito menor, pessoas que, mesmo com toda dor e sofrimento, tentam (muitas vezes a custo de mais dor e sofrimento) tirar alguma lição boa da experiência vivida: "Meu pai/mãe/irmão/conhecido me batia sem motivo, por isso, nunca vou bater em ninguém". 
Estes exemplos são meramente ilustrativos. As possibilidades de cada caso são, numa estimativa humilde, infinitas.
Ninguém pode culpar a vida pelas escolhas feitas. Sempre existe uma opção.
Geralmente as opções que a vida nos apresenta são diversas das que gostaríamos - tão claro como a luz do dia - e é ai que mora a beleza da vida!
Não existem opções erradas!
Ok! Agora vão dizer que estou sendo incoerente. Deixem-me explicar. 
As opções que temos sempre vão nos presentear com algum tipo de lição. Sempre haverá algum tipo de dificuldade (SEMPRE!) e sempre haverá alguma recompensa. Esta diretamente proporcional à aquela, ou seja, Quanto maior a dificuldade, maior a recompensa. 
O que acaba faltando, para aqueles que usam a dor e o sofrimento como desculpa, como bengala, é a força de vontade de enfrentar as dificuldades que eles mesmos escolheram vivenciar.
Sei que alguém, em algum momento deste texto se indagou: "mas não fui eu quem escolheu passar pelo que estou passando!" A você deixo as seguintes palavras:
Nem tudo que passamos na vida é escolha nossa, você tem razão. 
Nestes casos, nossa escolha está em como vivenciar esta experiência. 
Vou me fazer de vitima e ficar me lamentando e usando isso como desculpa para não mudar/melhorar ou vou aproveitar essa oportunidade que a vida está me dando e vou enfrentar de peito aberto o que for necessário, sem reclamar (ok... talvez só um pouquinho, afinal somos Humanos) e sem fraquejar (isso NUNCA), com a certeza sempre presente de que cada passo dado, por mais doloroso que seja, te faz alguém melhor.
A escolha é livre. A colheita, obrigatória.

Pensem nisso.

Rafael Caputti Caleffi
19/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário